Ciclistas coloriram Cabeceiras com partida e chegada da primeira etapa junto ao Mosteiro

Cumpriu-se hoje, dia 28 de julho, a primeira etapa do 29º Grande Prémio do Minho – Juniores em ciclismo, cujos ciclistas partiram da Praça da República rumo à Póvoa de Lanhoso e Fafe com regresso a Cabeceiras de Basto, num percurso de 88,8 quilómetros.

A aplaudir o arranque deste primeiro troço, junto ao emblemático Mosteiro de S. Miguel de Refojos, esteve o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, o vereador Alfredo Magalhães e o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, a prova é disputada até domingo, dia 30 de julho, por um pelotão de 145 ciclistas em representação de 16 equipas portuguesas e 6 espanholas, num total de 22 equipas.

Com o arranque da competição em Cabeceiras de Basto e o final em Melgaço, o pelotão percorrerá no total 297,9 quilómetros repartidos por três etapas, durante as quais encontrarão seis contagens do prémio da montanha e quatro metas volantes.

A primeira etapa (Cabeceiras de Basto – Cabeceiras de Basto) foi, assim, disputada hoje por entre um vasto e rico património paisagístico e arquitetónico.
No final, no Parque do Mosteiro, o presidente da Câmara, Francisco Alves, entregou a camisola amarela ao ciclista Pedro Lopes da Seissa/KTM Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact, vencedor desta primeira etapa.

Foi com “grande orgulho que Cabeceiras de Basto recebeu a primeira etapa do ‘Grande Prémio do Minho 2017 – Juniores’, uma prova de ciclismo que atravessou o nosso concelho emprestando-lhe um magnífico colorido e muita animação tão ao gosto das nossas gentes”, palavras do presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
O ciclismo é um desporto muito popular, uma modalidade que move paixões e que desperta o entusiasmo nos espetadores e os Cabeceirenses não são exceção.

De salientar que o 29º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, entre outras autarquias, instituições e empresas.

Itinerário no concelho de Cabeceiras de Basto
Saída: Praça da República – Rotunda da Europa – Av. Francisco Sá Carneiro – Cachada – Ranha – Painzela – Cabeceiras de Basto – Bucos
Entrada: Faia – Nó da A7 – Av. Capitão Elísio de Azevedo – Nó Viário – Tojeirinhas – Lameiros – Paçô – Portela Alvite – Lamas – Barbeito – Sobreira – Rio – Av. 29 Setembro – Rua Ponte de Pé – Rua Antunes Basto – Campo do Seco – Boavista – Av. Francisco Sá Carneiro.